Estudo espectro eletroquímico de sistemas estruturados argila-corant Report as inadecuate




Estudo espectro eletroquímico de sistemas estruturados argila-corant - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

F. L. Fertonani ; I. A. Pastre ;Eclética Química 2003, 28 (1)

Author: G. R. de Souza

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Eclética Química ISSN: 0100-4670 atadorno@iq.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Souza, G.
R.
de; Fertonani, F.
L.; Pastre, I.
A. Estudo espectro eletroquímico de sistemas estruturados argila-corant Eclética Química, vol.
28, núm.
1, 2003, pp.
77-83 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Araraquara, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=42928110 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Volume 28 (2003) número 1 www.scielo.br-eq ESTUDO ESPECTRO ELETROQUÍMICO DE SISTEMAS ESTRUTURADOS ARGILA-CORANTE G.
R.
de SOUZA1 ; F.
L.
FERTONANI1; I.
A.
PASTRE2. Resumo O comportamento eletroquímico e espectroeletroquímico do sistema montmorilonita-azul de metileno (MM-AM)-AMsolução foi investigado empregando-se a técnica de voltametria cíclica e de transiente, I x t (corrente versus tempo) sobre eletrodo de vidro ITO modificado pela deposição mecânica de filmes do compósito MM-AM.
Os filmes foram preparados empregando três procedimentos: 1- na ausência de CTACl (surfactante, cloreto de cetiltrimetilamônio); 2- com incorporação do CTACl à região interlamelar; e 3- na presença do CTACl, porém, não incorporado à região interlamelar.
A técnica espectrofotométrica foi empregada para a caracterização e para o estudo eletrocrômico dos filmes formados. Os resultados experimentais permitiram observar que: i- os filmes preparados com a incorporação prévia do AM a região interlamelar fornecem uma resposta eletroquímica mais eficiente com o aparecimento de um par de picos bem definido; ii- a adição do CTACl, de forma geral permite a obtenção de filmes mecanicamente mais estáveis; iii- com a inclusão prévia do CTACl na região...





Related documents