Generalização de um modelo linear de impedância eletroquímica Report as inadecuate




Generalização de um modelo linear de impedância eletroquímica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

M. V. Capela ; R. Magnani ;Eclética Química 2003, 28 (1)

Author: J. M. V. Capela

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Eclética Química ISSN: 0100-4670 atadorno@iq.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Capela, J.
M.
V.; Capela, M.
V.; Magnani, R. Generalização de um modelo linear de impedância eletroquímica Eclética Química, vol.
28, núm.
1, 2003, pp.
63-67 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Araraquara, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=42928108 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Volume 28 (2003) número 1 www.scielo.br-eq GENERALIZAÇÃO DE UM MODELO LINEAR DE IMPEDÂNCIA ELETROQUÍMICA J.
M.
V.
CAPELA1; M.
V.
CAPELA1; R.
MAGNANI1 Resumo Em geral, a função de um modelo de impedância para processos de eletrodo simples é deduzida de um modelo elétrico equivalente, denominado circuito de Randles.
Neste trabalho estudou-se a generalização dessa função, mediante a introdução de um parâmetro não-elétrico, relacionado com a flexibilidade do ângulo de fase e da magnitude.
A função foi ajustada às medidas experimentais de impedância obtidas de um sistema constituído de uma liga T i-10%Al (m-m) em solução de cloreto de sódio 0,9%, variando-se a amplitude de perturbação.
Verificou-se que a função generalizada foi adequada para descrever a impedância do sistema analisado, reduzindo as distorções entre a curva experimental e a curva teórica.
Além disso, os melhores resultados foram obtidos para sinais de perturbação do sistema com amplitude igual a 10 mV. Palavras-chave: Impedância eletroquímica; sistemas lineares; regressão multiresposta; ligas de Ti. Introdução A espectroscopia de impedância eletroquímica é uma técnica utilizada na análise de processos eletroquímicos que ocorrem na interface eletrodo-solu...





Related documents