Reseña de -história das mulheres de santa catarina- de antonio morga,(org.) Report as inadecuate




Reseña de -história das mulheres de santa catarina- de antonio morga,(org.) - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Estudos Feministas 2001, 9 (2)

Author: Maria de Fátima Moreira Salum

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Estudos Feministas ISSN: 0104-026X ref@cfh.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Moreira Salum, Maria de Fátima Reseña de -História das mulheres de Santa Catarina- de Antonio Morga,(Org.) Revista Estudos Feministas, vol.
9, núm.
2, segundo semestre, 2001, pp.
626-630 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=38109221 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Mulheres em Santa Catarina: com quantos modos de faz uma História? História das mulheres de Santa Catarina. MORGA, Antonio (Org.). Florianópolis: Letras Contemporâneas; Chapecó: Argos, 2001.
285 p. Os onze trabalhos que compõem História das mulheres em Santa Catarina são parte de um movimento historiográfico mais amplo, em que os modos de pensar e viver das mulheres, seus sentimentos, lutas e ações passaram a ser abordados e analisados em sua historicidade.
Faz parte de uma História que assumiu a intersecção de variados e múltiplos ritmos de tempo, diversificando e ampliando as suas possibilidades interpretativas.
Ao fazê-lo, foi construindo diferentes caminhos analíticos e denotando uma acurada preocupação em propor suportes teóricos e metodológicos, que propiciassem resultados em que a visibilidade da ação das mulheres também pudesse ultrapassar o momento em que se pautava por uma narrativa simplesmente descritiva.
Assim, tais estudos visaram a compreender e explicar a experiência feminina em contextos específicos, sem descuidar de sua coerência e compromisso com o adensamento dos referenciais teóricos envolvidos na análise.
Movidas por essas preocupações, vemos desfiar-se as diversas tematizações e problematizações que os vários...





Related documents