Modelos nacionais e regionais de família no pensamento social brasileiro Report as inadecuate




Modelos nacionais e regionais de família no pensamento social brasileiro - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Tarcísio Botelho Rodrigues ;Revista Estudos Feministas 2001, 9 (2)

Author: Candice Souza Vidal E.

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Estudos Feministas ISSN: 0104-026X ref@cfh.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Souza Vidal E., Candice; Botelho Rodrigues, Tarcísio Modelos nacionais e regionais de família no pensamento social brasileiro Revista Estudos Feministas, vol.
9, núm.
2, segundo semestre, 2001, pp.
414-432 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=38109206 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto CANDICE VIDAL E SOUZA E TARCÍSIO RODRIGUES BOTELHO Modelos nacionais e regionais de família no pensamento social brasileiro Resumo: As revisões sobre os estudos clássicos de família no Brasil convergem na crítica ao patriarcalismo como modelo genérico e fixo de descrição dessa instituição, propondo que a família brasileira era uma pluralidade dispersa de experiências.
Sugerimos que já nas narrativas ensaísticas sobre a identidade nacional existem modelos plurais de família brasileira, diversificados em termos da compreensão dos arranjos locais de relações familiares.
Com esse objetivo, relemos, sob o eixo família-nação-região, dois conjuntos de ensaístas significativos para a construção de identidades regionais particulares (primeiro, Alfredo Ellis Jr.
e Cassiano Ricardo; segundo, Alceu Amoroso Lima e Sylvio de Vasconcellos), pensadores-produtores de visões de São Paulo e de Minas Gerais, respectivamente, enquanto culturas e sociedades em grande parte caracterizadas por suas experiências de organização familiar própria. Palavras-chave: família; nação; região; pensamento social brasileiro. A crítica aos autores considerados fundadores do estudo da família no Brasil é a primeira providência dos trabalhos contem...





Related documents