Reseña de -o renascimento do parto- y -a cientificação do amor- de michel odent Report as inadecuate




Reseña de -o renascimento do parto- y -a cientificação do amor- de michel odent - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Estudos Feministas 2002, 10 (2)

Author: Maria Luiza de Carvalho

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Estudos Feministas ISSN: 0104-026X ref@cfh.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Carvalho, Maria Luiza de Reseña de -O renascimento do parto- y -A cientificação do amor- de Michel Odent Revista Estudos Feministas, vol.
10, núm.
2, jul.-dic., 2002, pp.
521-523 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=38110222 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O renascimento do par to e do amor parto O renascimento do parto. ODENT, Michel. Florianópolis: Saint Germain, 2002. 134 p. A cientificação do amor. ODENT, Michel. Florianópolis: Saint Germain, 2002. 142 p. A presença de Michel Odent no Brasil no I Congresso de Ecologia do Parto e do Nascimento em 2002 foi acompanhada do lançamento do livro A cientificação do amor e da reedição revisada e ampliada de O renascimento do parto.
Suas obras aliam a informação científica a uma linguagem simples e profundamente sensível, constituindo uma rica contribuição à discussão da humanização da assistência ao parto. O renascimento do parto é um livro da década de 1980, em que ele relata sua experiência como diretor de uma maternidade a 100 quilômetros de Paris.
Descreve sua aprendizagem com as mulheres e as parteiras sobre a psicofisiologia do parto, provavelmente, como ele diz, por não ter passado por uma formação em obstetrícia.
Seus princípios de “simplificação e eliminação de procedimentos desnecessários” da sua abordagem como cirurgião o nortearam em todo seu caminho como obstetra.
A observação da busca espontânea das mulheres pela posição vertical no momento da expulsão levou-o a questionar o uso da mesa obstétrica, com a conseqüente pas...





Related documents