Armadilhas da nova era: natureza e maternidade no ideário da humanização do parto Report as inadecuate




Armadilhas da nova era: natureza e maternidade no ideário da humanização do parto - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Estudos Feministas 2002, 10 (2)

Author: Carmen Susana Tornquist

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Estudos Feministas ISSN: 0104-026X ref@cfh.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Tornquist, Carmen Susana Armadilhas da Nova era: natureza e maternidade no ideário da humanização do parto Revista Estudos Feministas, vol.
10, núm.
2, jul.-dic., 2002, pp.
483-492 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=38110216 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARMADILHAS DA NOVA ERA: NATUREZA E MATERNIDADE NO IDEÁRIO DA HUMANIZAÇÃO DO PARTO CARMEN SUSANA TORNQUIST Universidade do Estado de Santa Catarina R esumo esumo: Este artigo trata de caracterizar brevemente o Movimento pela Humanização do Parto e do Nascimento no Brasil, o qual tem buscado promover modificações na assistência ao parto e ao nascimento, sobretudo no âmbito da saúde coletiva.
Busca também refletir sobre as noções de Natureza e Maternidade, centrais no ideário do Movimento, bem como os limites de uma noção de empoderamento das mulheres nesse contexto. Palavras-chave alavras-chave: humanização do nascimento, movimentos sociais, natureza, maternidade, sexualidade. Este texto pretende lançar algumas questões para se pensar no emergente Movimento pela Humanização do Parto e do Nascimento no Brasil, a partir de alguns pontos centrais de seu ideário, quais sejam: as noções de natureza e a idéia de humanização do parto e do nascimento vistas como formas de empoderamento das mulheres.
As considerações aqui feitas são parte de uma reflexão mais ampla que estou desenvolvendo em nível de doutorado na área de Antropologia e buscam muito mais lançar idéias ao debate do que encerrar questões. É possível falar-se de um movimento social ...





Related documents