As parteiras-chefes da maternidade port-royal de paris no século xix: obstetras antes do tempo? Report as inadecuate




As parteiras-chefes da maternidade port-royal de paris no século xix: obstetras antes do tempo? - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Estudos Feministas 2002, 10 (2)

Author: Scarlet Beauvalet-Boutouyrie

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Estudos Feministas ISSN: 0104-026X ref@cfh.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Beauvalet-Boutouyrie, Scarlet As parteiras-chefes da Maternidade Port-Royal de Paris no século XIX: obstetras antes do tempo? Revista Estudos Feministas, vol.
10, núm.
2, jul.-dic., 2002, pp.
403-413 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=38110210 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto AS PARTEIRAS-CHEFES DA MATERNIDADE PORT-ROYAL DE PARIS NO SÉCULO XIX: OBSTETRAS ANTES DO TEMPO? SCARLET BEAUVALET-BOUTOUYRIE Paris IV – Sorbonne R esumo: A Maternidade de Port-Royal, fundada em Paris em 1795, era um estabelecimentomodelo que, além do atendimento às parturientes, possuía um curso para formação de parteiras, sendo uma das poucas escolas a fornecer formação clínica às alunas.
O artigo analisa os primeiros cem anos da Maternidade, destacando a atuação das parteiras-chefes como diretoras de ensino e do atendimento às parturientes.
Ressalta a situação excepcional das parteiras-chefes, que conseguiram manter a ascendência sobre os parteiros apesar das críticas e da luta pelo poder por eles desencadeada, e da crescente importância que esses profissionais vinham adquirindo no panorama obstétrico e hospitalar do século XIX.
Aponta para a necessidade de pesquisa em outras escolas de parteiras francesas e européias para poder avaliar o grau de originalidade dessa experiência. Palavras-chave: Maternidade Port-Royal, parteiras-chefes, curso de parteiras, disputa entre parteiras e médicos. Em 1795, nos antigos prédios do Oratório (Oratoire) e do convento de Port-Royal, em Paris, foi instalado o Asilo da Maternidade (Hospice de...





Related documents