Impacto de diferentes métricas de risco na seleção de portfólios de projetos de produção de petróleo Report as inadecuate




Impacto de diferentes métricas de risco na seleção de portfólios de projetos de produção de petróleo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Saul B. Suslick ; Márcio A. Sampaio Pinto ; Gabriel Alves da Costa Lima ;Rem: Revista Escola de Minas 2009, 62 (3)

Author: Rafael Costa Galeno

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Rem: Revista Escola de Minas ISSN: 0370-4467 editor@rem.com.br Escola de Minas Brasil Galeno, Rafael Costa; Suslick, Saul B.; Pinto, Márcio A.
Sampaio; Lima, Gabriel Alves da Costa Impacto de diferentes métricas de risco na seleção de portfólios de projetos de produção de petróleo Rem: Revista Escola de Minas, vol.
62, núm.
3, julio-septiembre, 2009, pp.
305-313 Escola de Minas Ouro Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=56416739008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rafael C.
Galeno et al. Mineração Impacto de diferentes métricas de risco na seleção de portfólios de projetos de produção de petróleo (The impact of different risk measures in the portfolio selection of oil producing projects) Resumo Laboratório de Análises Geoeconômicas (LAGE).
Faculdade de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia de Petróleo, UNICAMP. E-mail: galeno@gmail.com O processo de seleção de portfólios de projetos na exploração e produção de petróleo é uma tarefa bastante complexa, que passa por diferentes etapas até atingir o ponto final, que é a seleção do portfólio ótimo.
A etapa de mensuração do risco do investimento abrange diferentes tipos de métricas com impactos diferenciados na escolha do portfólio.
Esse trabalho apresenta a metodologia para a seleção de portfólios considerando o semidesvio-padrão como medida de risco.
A metodologia é aplicada para um conjunto de seis projetos de produção de petróleo localizados na bacia de Campos, onde é feita a minimização do risco sujeito a um determinado retorno.
Como ferramenta de otimização é utilizada a técnica de algoritmos genéticos.
A seleção de portfólios foi feita pela maximização do eq...





Related documents