Avaliação dos limites recomendados de pesos de toras manuseadas em atividades de descascamento de madeira Report as inadecuate




Avaliação dos limites recomendados de pesos de toras manuseadas em atividades de descascamento de madeira - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ciência Florestal 2001, 11 (2)

Author: Nilton Cesar Fiedler

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Ciência Florestal ISSN: 0103-9954 cf@ccr.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Fiedler, Nilton Cesar Avaliação dos limites recomendados de pesos de toras manuseadas em atividades de descascamento de madeira Ciência Florestal, vol.
11, núm.
2, 2001, pp.
1-8 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=53411201 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ciência Florestal, Santa Maria, v.
11, n.
2, p.
1-8 ISSN 0103-9954 1 AVALIAÇÃO DOS LIMITES RECOMENDADOS DE PESOS DE TORAS MANUSEADAS EM ATIVIDADES DE DESCASCAMENTO DE MADEIRA EVALUATION OF THE RECOMMENDED WEIGHT LIMITS IN TIMBER DEBARK Nilton Cesar Fiedler1 RESUMO O presente estudo foi realizado em uma empresa florestal no norte do Estado da Bahia com o objetivo de analisar os pesos manuseados por trabalhadores em operações de descascamento de madeira e compará-los com os limites recomendados de pesos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos (NIOSH).
O descascamento era realizado com um descascador acoplado na tomada de força de um trator.
O abastecimento da mesa receptora de madeira era feito por dois ajudantes.
Um terceiro direcionava as toras para o interior do descascador e um quarto recebia as toras descascadas e as direcionava para o solo.
Os dados dos pesos manuseados foram obtidos com uma célula de cargas.
As distâncias da carga ao corpo, ângulos, deslocamentos e freqüências foram obtidos por medições diretas e um estudo de tempos. As análises foram feitas de acordo com o método do NIOSH.
De acordo com os resultados obtidos, o maior peso manuseado pelos ajudantes de descascamento foi encontrado na alimentação do des...





Related documents