Comportamento da mortalidade natural em bracatingais nativos em diferentes densidades iniciais e classes de sítio Report as inadecuate




Comportamento da mortalidade natural em bracatingais nativos em diferentes densidades iniciais e classes de sítio - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ana Elizabete N. Tonon ; Afonso Filho Figueiredo ; Edilson Oliveira Batista ;Ciência Florestal 2002, 12 (2)

Author: Sebastião Machado do A.

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Ciência Florestal ISSN: 0103-9954 cf@ccr.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Machado do A., Sebastião; Tonon, Ana Elizabete N.; Filho Figueiredo, Afonso; Oliveira Batista, Edilson Comportamento da mortalidade natural em bracatingais nativos em diferentes densidades iniciais e classes de sítio Ciência Florestal, vol.
12, núm.
2, dezembro, 2002, pp.
41-50 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=53412205 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ciê ncia Florestal, Santa Maria, v.
12, n.
2, p.
41-50 41 ISSN 0103-9954 COMPORTAMENTO DA MORTALIDADE NATURAL EM BRACATINGAIS NATIVOS EM DIFERENTES DENSIDADES INICIAIS E CLASSES DE SÍ TIO BEHAVIOR OF THE NATURAL MORTALITY IN NATIVE -BRACATINGA- (Mimosa scabrella Benth.) STANDS IN DIFFERENT INITIAL DENSITIES AND SITE CLASSES Sebastiã o do A.
Machado1 Ana Elizabete N.
Tonon2 Afonso Figueiredo Filho 3 Edilson Batista Oliveira 4 RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento da mortalidade natural em bracatingais nativos (Mimosa scabrella Benth.) em diferentes densidades iniciais e sítios na regiã o metropolitana de Curitiba.
Os dados utilizados para a realizaç ã o desta pesquisa provieram de um experimento em blocos ao acaso, com quatro tratamentos e cinco repetiç ões, implantado em bracatingais com um ano de idade, em parcelas de 325 m2 medidas anualmente até a idade de 7,6 anos.
Os resultados indicaram que a taxa de mortalidade é tanto maior, quanto maior for a densidade inicial, e que o n úmero de plantas remanescentes por hectare tende a convergir para um mesmo n úmero, independentemente da densidade inicial.
Essa taxa de mortalidade é mais acelerada nos primeiro...





Related documents