Fauna de coleoptera coletada com armadilhas luminosas em plantio de eucalyptus grandis em santa bárbara, minas gerais Report as inadecuate




Fauna de coleoptera coletada com armadilhas luminosas em plantio de eucalyptus grandis em santa bárbara, minas gerais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Teresinha Zanuncio Vinha ; Mábio Lacerda Chrisley ; José Zanuncio Cola ;Revista Árvore 2002, 26 (4)

Author: Fernando Freitas Azevedo de

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Árvore ISSN: 0100-6762 r.arvore@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Freitas Azevedo de, Fernando; Zanuncio Vinha, Teresinha; Lacerda Chrisley, Mábio; Zanuncio Cola, José Fauna de coleoptera coletada com armadilhas luminosas em plantio de Eucalyptus grandis em Santa Bárbara, Minas Gerais Revista Árvore, vol.
26, núm.
4, julho-agosto, 2002, pp.
505-511 Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=48826414 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 505 Fauna de Coleoptera Coletada com Armadilhas Luminosas . FAUNA DE COLEOPTERA COLETADA COM ARMADILHAS LUMINOSAS EM PLANTIO DE Eucalyptus grandis EM SANTA BÁRBARA, MINAS GERAIS1 Fernando Azevedo de Freitas2, Teresinha Vinha Zanuncio3, Mabio Chrisley Lacerda2 e José Cola Zanuncio3 RESUMO - O objetivo deste trabalho foi estudar a flutuação populacional de espécies da ordem Coleoptera (Insecta) em plantios de Eucalyptus grandis na região de Santa Bárbara, Minas Gerais.
Os coleópteros foram coletados por meio de armadilhas luminosas, acionadas durante uma noite, a cada 15 dias, de julho de 1993 a junho de 1994. Foram coletados 5.641 indivíduos da ordem Coleoptera, sendo 866 e 4.775 identificados em nível de gênero e, ou, espécie e família, respectivamente.
A família com maior número de indivíduos foi Carabidae, com 74,55%, seguida por Scarabaeidae e Elateridae, com 10,12 e 3,98% dos indivíduos coletados, respectivamente.
As espécies mais coletadas foram Isonychus albicinctus (Scarabaeidae), Colaspis jolivetti (Chrysomelidae) e Cyclocephala laminata (Scarabaeidae), com 472, 317 e 16 indivíduos, correspondendo a 54,50, 36,61 e 1,85% dos indivíduos identificados por espécie, respecti...





Related documents