Influência da resolução espacial de imagens orbitais na identificação de elementos da paisagem em altamira-pa Report as inadecuate




Influência da resolução espacial de imagens orbitais na identificação de elementos da paisagem em altamira-pa - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ana Carolina Rezende Pinto ;Revista Árvore 2002, 26 (4)

Author: Flávio Jorge Ponzoni

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Árvore ISSN: 0100-6762 r.arvore@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Ponzoni, Flávio Jorge; Rezende Pinto, Ana Carolina Influência da resolução espacial de imagens orbitais na identificação de elementos da paisagem em Altamira-PA Revista Árvore, vol.
26, núm.
4, julho-agosto, 2002, pp.
403-410 Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=48826402 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 403 Influência da Resolução Espacial de Imagens Orbitais . INFLUÊNCIA DA RESOLUÇÃO ESPACIAL DE IMAGENS ORBITAIS NA IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DA PAISAGEM EM ALTAMIRA-PA 1 Flávio Jorge Ponzoni2 e Ana Carolina Pinto Rezende2 RESUMO - Imagens do sensor TM-Landsat-5 referentes às bandas de TM1 a TM5 e TM7 do município de AltamiraPA, Brasil, da passagem de 20-7-1991, modificadas para 60, 100, 120, 200 e 250 m, foram utilizadas para avaliar a influência da resolução espacial na identificação de floresta, capoeira nova, capoeira madura e não-floresta.
Mapas temáticos (um para cada resolução espacial) foram elaborados, considerando a aplicação de um algoritmo de classificação digital Bhattacharya (supervisionado), seguido da interpretação visual.
A área de cada uma dessas categorias foi determinada em cada um dos mapas temáticos, tomando as imagens com 30 m de resolução espacial como referência.
A exatidão de mapeamento foi avaliada, utilizando a exatidão global, o índice kappa e o índice Tau.
Verificou-se que: a) as maiores discrepâncias em termos quantitativos ocorreram nos mapas gerados a partir das imagens com 200 m de resolução espacial; b) as categorias que dominavam a cena em termos espectrais e espaciais aumentaram ...





Related documents