Avaliação sazonal da produção de borracha e da dinâmica de carboidratos solúveis em plantas de seringueira (heveabrasiliensis müll. arg.) cultivadas em lavras, minas gerais Report as inadecuate




Avaliação sazonal da produção de borracha e da dinâmica de carboidratos solúveis em plantas de seringueira (heveabrasiliensis müll. arg.) cultivadas em lavras, minas gerais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Luiz Edson Oliveira Mota de ; Ângela Maria Soares ; Nelson Delú Filho ;Revista Árvore 2002, 26 (3)

Author: Denis Lima Ubeda de

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Árvore ISSN: 0100-6762 r.arvore@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Lima Ubeda de, Denis; Oliveira Mota de, Luiz Edson; Soares, Ângela Maria; Delú Filho, Nelson Avaliação sazonal da produção de borracha e da dinâmica de carboidratos solúveis em plantas de seringueira (Heveabrasiliensis Müll.
Arg.) cultivadas em Lavras, Minas Gerais Revista Árvore, vol.
26, núm.
3, maio-junho, 2002, pp.
377-383 Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=48826314 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 377 Avaliação Sazonal da Produção de Borracha e da Dinâmica . AVALIAÇÃO SAZONAL DA PRODUÇÃO DE BORRACHA E DA DINÂMICA DE CARBOIDRATOS SOLÚVEIS EM PLANTAS DE SERINGUEIRA (Hevea brasiliensis Müll.
Arg.) CULTIVADAS EM LAVRAS, MINAS GERAIS1 Denis Ubeda de Lima2, Luiz Edson Mota de Oliveira3, Ângela Maria Soares3 e Nelson Delú-Filho3 RESUMO - O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de látex de seringueira (Hevea brasiliensis) e as possíveis alterações no teor de carboidratos em função das variações de fatores climáticos.
Foram utilizadas plantas do clone RRIM 600 com 8 anos de idade e no primeiro ano de exploração.
As análises dos teores de açúcares solúveis totais e açúcares redutores foram realizadas em duas datas distintas, 29-8-97 (inverno) e 23-12- 97 (verão), com amostragens em intervalos de 3 horas, em um ciclo de 24 horas de avaliação.
A produção de borracha seca foi avaliada em duas sangrias, em cada estação.
Os resultados evidenciaram que, além da relação da produção de borracha com a disponibilidade de água, as variações de temperatura entre as estações também tiveram uma importante i...





Related documents