Escolha de locais para instalação de torres de detecção de incêndio com auxílio do sig Report as inadecuate




Escolha de locais para instalação de torres de detecção de incêndio com auxílio do sig - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Guido Ribeiro Assunção ; Carlos Antonio Ribeiro Alvares Soares ; Evandro Silva Pereira ;Revista Árvore 2002, 26 (3)

Author: Gilciano Nogueira Saraiva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Árvore ISSN: 0100-6762 r.arvore@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Nogueira Saraiva, Gilciano; Ribeiro Assunção, Guido; Ribeiro Alvares Soares, Carlos Antonio; Silva Pereira, Evandro Escolha de locais para instalação de torres de detecção de incêndio com auxílio do SIG Revista Árvore, vol.
26, núm.
3, maio-junho, 2002, pp.
363-369 Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=48826312 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 363 Escolha de Locais para Instalação de Torres de Detecção . ESCOLHA DE LOCAIS PARA INSTALAÇÃO DE TORRES DE DETECÇÃO DE INCÊNDIO COM AUXÍLIO DO SIG1 Gilciano Saraiva Nogueira2, Guido Assunção Ribeiro3, Carlos Antonio Alvares Soares Ribeiro3 e Evandro Pereira Silva4 RESUMO - O objetivo deste trabalho foi realizar um teste metodológico para avaliar as potencialidades de um sistema de informações geográficas e suas rotinas no planejamento de distribuição de torres de incêndio e na determinação do número ótimo de torres para visualização de uma área de estudo.
A área estudada foi de 441,81 ha, em Belo Oriente-MG, compreendendo povoamentos de eucalipto, áreas de preservação permanente e reserva legal.
Foram utilizados os temas vetoriais de uso do solo, recursos hídricos, malha viária e elevação.
O processamento dos dados e das imagens e a produção dos mapas temáticos foram feitos no ArcView versão 3.1.
Produziu-se um mapa de relevo interpolado e criou-se um tema de pontos, indicando os locais de instalação das torres.
Foram escolhidos, inicialmente, oito pontos com base na proximidade de estradas e nos pontos mais elevados do terreno. A altura de cada torre foi fixada em 30 m....





Related documents