Perfil ambiental do empreendimento denominado de -praias fluviais-, estado do tocantins Report as inadecuate




Perfil ambiental do empreendimento denominado de -praias fluviais-, estado do tocantins - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Elias Silva ; Sebastião Martins Venâncio ; Guido Ribeiro Assunção ;Revista Árvore 2002, 26 (3)

Author: Elizabeth Brito Rodrigues

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Árvore ISSN: 0100-6762 r.arvore@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Brito Rodrigues, Elizabeth; Silva, Elias; Martins Venâncio, Sebastião; Ribeiro Assunção, Guido Perfil ambiental do empreendimento denominado de -praias fluviais-, Estado do Tocantins Revista Árvore, vol.
26, núm.
3, maio-junho, 2002, pp.
349-355 Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=48826310 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 349 Perfil Ambiental do Empreendimento Denominado de . PERFIL AMBIENTAL DO EMPREENDIMENTO DENOMINADO DE “PRAIAS FLUVIAIS”, ESTADO DO TOCANTINS1 Elizabeth Rodrigues Brito2, Elias Silva 3, Sebastião Venâncio Martins3 e Guido Assunção Ribeiro3 RESUMO - No Estado do Tocantins há um tipo de empreendimento impactante denominado de “praias fluviais”. Estas surgem entre os meses de junho e setembro, exatamente quando ocorre a diminuição da vazão dos rios, o que permite o aparecimento dos bancos de areia.
Nestes locais são implantadas infra-estruturas para atrair os visitantes, o que leva à descaracterização acentuada do ambiente ribeirinho.
Assim, o presente trabalho teve como objetivo listar os impactos ambientais decorrentes dessas “praias fluviais”, a partir da identificação e descrição de suas atividades impactantes.
Lançou-se mão do método do check-list para a listagem dos impactos, enquanto a identificação e a descrição das atividades impactantes resultaram de consultas à literatura especializada e de contatos via Internet.
Foram identificadas 21 atividades impactantes, sendo 10, 6 e 5 para as etapas de Implantação, Utilização e Desativação, respectivamente.
Identificaram-se 35 impactos ambientai...





Related documents