Efeito da desrama artificial na qualidade da madeira de clones de eucalipto em sistema agrossilvipastoril Report as inadecuate




Efeito da desrama artificial na qualidade da madeira de clones de eucalipto em sistema agrossilvipastoril - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Renato Luiz Macedo Grisi ; Nelson Venturin ; Fábio Mori Akira ; Augusto Morais Ramalho de ;Revista Árvore 2002, 26 (3)

Author: Rodrigo Vale Silva do

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Árvore ISSN: 0100-6762 r.arvore@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Vale Silva do, Rodrigo; Macedo Grisi, Renato Luiz; Venturin, Nelson; Mori Akira, Fábio; Morais Ramalho de, Augusto Efeito da desrama artificial na qualidade da madeira de clones de eucalipto em sistema agrossilvipastoril Revista Árvore, vol.
26, núm.
3, maio-junho, 2002, pp.
285-297 Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=48826304 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 285 Efeito da Desrama Artificial na Qualidade da Madeira . EFEITO DA DESRAMA ARTIFICIAL NA QUALIDADE DA MADEIRA DE CLONES DE EUCALIPTO EM SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL1 Rodrigo Silva do Vale2, Renato Luiz Grisi Macedo3, Nelson Venturin 3, Fábio Akira Mori3 e Augusto Ramalho de Morais4 RESUMO - O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da desrama artificial na qualidade da madeira de clones de eucalipto, em sistema agrossilvipastoril, na fazenda Riacho, pertencente à Companhia Mineira de Metais, município de Paracatu-MG, Brasil.
O experimento foi instalado em dezembro de 1994, com o plantio das mudas de três clones de híbridos naturais de Eucalyptus camaldulensis Dehnh.
(código 06) e de Eucalyptus urophylla S.T.
Blake (código 13 e 44), no espaçamento de 10 x 4 m.
O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com três repetições.
Os tratamentos foram dispostos em esquema de parcelas subdivididas, sendo os tratamentos primários constituídos pelos clones e os tratamentos secundários definidos por: T1- sem desrama; T2desrama a 2 m; T3- desrama a 4 m; e T4- desrama a 6 m.
Para avaliação da qualidade da madeira foram obtidos, no ano de 2000, a densidade básica d...





Related documents