Teor de nutrientes em mudas de cedro (cedrela fissilis vell.) submetidas a doses crescentes de níquel, em solução nutritiva Report as inadecuate




Teor de nutrientes em mudas de cedro (cedrela fissilis vell.) submetidas a doses crescentes de níquel, em solução nutritiva - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Janice Carvalho Guedes de ; José Oswaldo Siqueira ;Revista Árvore 2002, 26 (3)

Author: Haroldo Paiva Nogueira de

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Árvore ISSN: 0100-6762 r.arvore@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Paiva Nogueira de, Haroldo; Carvalho Guedes de, Janice; Siqueira, José Oswaldo Teor de nutrientes em mudas de cedro (Cedrela fissilis Vell.) submetidas a doses crescentes de níquel, em solução nutritiva Revista Árvore, vol.
26, núm.
3, maio-junho, 2002, pp.
279-284 Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=48826303 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 279 Teor de Nutrientes em Mudas de Cedro (Cedrela fissilis Vell.) . TEOR DE NUTRIENTES EM MUDAS DE CEDRO (Cedrela fissilis Vell.) SUBMETIDAS A DOSES CRESCENTES DE NÍQUEL, EM SOLUÇÃO NUTRITIVA1 Haroldo Nogueira de Paiva2, Janice Guedes de Carvalho3 e José Oswaldo Siqueira3 RESUMO - O efeito da aplicação de níquel sobre o teor de nutrientes na raiz, no caule e nas folhas de mudas de cedro (Cedrela fissilis Vell.) foi estudado em um experimento realizado em casa de vegetação do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras.
As mudas foram cultivadas em solução nutritiva de Clark e submetidas a doses crescentes de Ni: 0, 42, 84, 169 e 252 µmol.
O experimento foi conduzido em delineamento estatístico de blocos ao acaso, e após 60 dias de exposição ao metal pesado foram feitas avaliações do teor de macro e de micronutrientes na matéria seca de raiz, caule e folha.
Os resultados mostraram que a aplicação de níquel aumentou o teor de P, praticamente não afetou o teor de K e de S, no entanto reduziu o teor de Ca e de Mg. Os teores de Cu, Fe e Mn, de modo geral, sofreram redução, ao passo que o teor de Zn foi pouco afetado.
O teor de Ni, na matéria seca de raiz, caule e folha, el...





Related documents