Avaliação técnica e econômica da extração de madeira de eucalipto com -track-skidder- em região montanhosa Report as inadecuate




Avaliação técnica e econômica da extração de madeira de eucalipto com -track-skidder- em região montanhosa - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Carlos Machado Cardoso ; Amaury Paulo de Souza ; Luciano José Minetti ;Revista Árvore 2002, 26 (5)

Author: Mauro Henrique Birro Batista

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Árvore ISSN: 0100-6762 r.arvore@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Birro Batista, Mauro Henrique; Machado Cardoso, Carlos; Souza, Amaury Paulo de; Minetti, Luciano José Avaliação técnica e econômica da extração de madeira de eucalipto com -Track-Skidder- em região montanhosa Revista Árvore, vol.
26, núm.
5, setembro-outubro, 2002, pp.
525-532 Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=48826501 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 525 Avaliação Técnica e Econômica da Extração de Madeira . AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DA EXTRAÇÃO DE MADEIRA DE EUCALIPTO COM “TRACK-SKIDDER” EM REGIÃO MONTANHOSA1 Mauro Henrique Batista Birro2, Carlos Cardoso Machado3, Amaury Paulo de Souza3 e Luciano José Minetti4 RESUMO - O presente estudo teve como objetivo central avaliar técnica e economicamente atividades de extração em área montanhosa, utilizando um trator florestal arrastador com esteiras (Track-Skidder).
O estudo foi conduzido em povoamentos de eucalipto de uma empresa florestal do Estado de Minas Gerais, nos quais o sistema de colheita foi o de árvore inteira, sendo o sistema mecanizado utilizado nas suas atividades de corte, extração e traçamento.
A avaliação técnica consistiu em detectar e dimensionar os fatores de interrupções operacionais e mecânicas, como também em determinar os índices de produtividade, eficiência operacional, disponibilidade mecânica e grau de utilização.
A avaliação econômica consistiu na determinação dos custos operacionais, bem como em determinar a distribuição destes custos.
As áreas de estudo foram estratificadas em três níveis de declividades e três níveis d...





Related documents