Composição da mastofauna de médio e grande porte na reserva indígena -parabubure-, mato grosso, brasil Report as inadecuate




Composição da mastofauna de médio e grande porte na reserva indígena -parabubure-, mato grosso, brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Elias Silva ;Revista Árvore 2009, 33 (3)

Author: Ednaldo Cândido Rocha

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Árvore ISSN: 0100-6762 r.arvore@ufv.br Universidade Federal de Viçosa Brasil Cândido Rocha, Ednaldo; Silva, Elias Composição da mastofauna de médio e grande porte na reserva indígena -Parabubure-, Mato Grosso, Brasil Revista Árvore, vol.
33, núm.
3, junio, 2009, pp.
451-459 Universidade Federal de Viçosa Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=48813670007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 451 Composição da mastofauna de médio e grande … COMPOSIÇÃO DA MASTOFAUNA DE MÉDIO E GRANDE PORTE NA RESERVA INDÍGENA “PARABUBURE”, MATO GROSSO, BRASIL 1 Ednaldo Cândido Rocha2 e Elias Silva 3 RESUMO – O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, foi considerado um dos 25 hotspots do planeta, por apresentar alto grau de endemismo e ser uma das regiões biologicamente mais ricas e ameaçadas em termos mundiais.
Mas muitas áreas desse bioma ainda carecem de conhecimentos elementares sobre seu potencial biológico, evidenciando-se a necessidade de gerar informações através de inventários e diagnósticos ambientais. Nesses termos, este estudo objetivou inventariar as espécies de mamíferos de médio e grande portes na Reserva Indígena “Parabubure”, Município de Campinápolis, leste do Estado de Mato Grosso.
Para tanto, no período compreendido entre 12 de agosto e 27 de setembro de 2005, a porção leste da reserva, com cerca de 25.000 ha, foi aleatoriamente percorrida em busca de evidências de mamíferos de médio e grande portes.
A amostragem incluiu métodos diretos (sinais acústicos e visualizações) e indiretos (pegadas, fezes e tocas) para o registro das espécies.
Foram obtidos registros de 30 espécies de mamíferos silvestres, 28 de médio e grand...





Related documents