Editorial Report as inadecuate




Editorial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Brasileira de Orientação Profissional 2006, 7 2

Author: Lucy Leal Melo-Silva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Orientação Profissional ISSN: 1679-3390 lucileal@ffclrp.usp.br Associação Brasileira de Orientação Profissional Brasil Leal Melo-Silva, Lucy EDITORIAL Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol.
7, núm.
2, diciembre, 2006, pp.
iii-vi Associação Brasileira de Orientação Profissional São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=203016895001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EDITORIAL A avaliação da pessoa, de problemas e problemáticas, e de processos e resultados é objeto de estudo relevante na Psicologia e na Educação.
Desenvolver e analisar instrumentos e procedimentos que avaliam o comportamento humano e as estratégias de intervenções psicológicas e educativas é importante para a implementação e manutenção de programas e serviços de atendimento qualificado. A Associação Internacional de Orientação Escolar e Profissional (International Association for Educational and Vocational Guidance – IAEVG) definiu critérios internacionais de qualificação para o orientador educacional e vocacional em duas categorias de competências.
As competências centrais focalizam o conhecimento, as habilidades e as atitudes necessárias a todos os profissionais da orientação, entre elas o comportamento ético e a habilidade para planejar, implementar e avaliar programas de orientação e aconselhamento.
Por sua vez, as competências especializadas podem ser requeridas dos profissionais conforme contexto e cenário de trabalho e são vistas como igualmente importantes.
Abrangem 10 áreas, entre elas “Diagnóstico” e “Pesquisa e avaliação”.
O Diagnóstico compreende a “análise das características e das necessidades dos indivídu...





Related documents