Variáveis preditoras da indecisividade em estudantes do ensino superior Report as inadecuate




Variáveis preditoras da indecisividade em estudantes do ensino superior - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Joaquim Armando Ferreira ;Revista Brasileira de Orientação Profissional 2015, 16 1

Author: Paulo Jorge Santos

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Orientação Profissional E-ISSN: 1984-7270 lucileal@ffclrp.usp.br Associação Brasileira de Orientação Profissional Brasil Santos, Paulo Jorge; Ferreira, Joaquim Armando Variáveis Preditoras da Indecisividade em Estudantes do Ensino Superior Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol.
16, núm.
1, enero-junio, 2015, pp.
1-9 Associação Brasileira de Orientação Profissional São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=203041069002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Revista Brasileira de Orientação Profissional jan.-jun.
2015, Vol.
16, No.
1, 1-9 Artigo Variáveis Preditoras da Indecisividade em Estudantes do Ensino Superior Paulo Jorge Santos1 Universidade do Porto, Porto, Portugal Joaquim Armando Ferreira Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal Resumo A indecisividade constitui um tipo de indecisão vocacional que se carateriza por uma dificuldade em efetuar escolhas em vários domínios de vida para além da dimensão da carreira.
Pesquisas têm associado à indecisividade um conjunto de caraterísticas psicológicas reveladoras de um menor nível de ajustamento psicológico, como sejam elevados níveis de ansiedade, baixa autoestima, locus de controlo externo e um sentido de identidade pouco desenvolvido.
Esta investigação teve como objetivo analisar a capacidade preditiva das variáveis acima assinaladas na indecisividade. Recorrendo a uma amostra de 521 estudantes universitários verificou-se que a equação de regressão explicou 53% da variância da indecisividade.
São abordadas implicações para a intervenção com indivíduos indecisivos. Palavras-chave: indecisividade, ensino superior, orientação profissional, análise de r...





Related documents