Percepção dos docentes do ensino fundamental sobre seu desenvolvimento profissional Report as inadecuate




Percepção dos docentes do ensino fundamental sobre seu desenvolvimento profissional - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Luciana Mourão ;Revista Brasileira de Orientação Profissional 2016, 17 1

Author: Viviane Ribeiro Viana

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Orientação Profissional E-ISSN: 1984-7270 lucileal@ffclrp.usp.br Associação Brasileira de Orientação Profissional Brasil Ribeiro Viana, Viviane; Mourão, Luciana Percepção dos docentes do ensino fundamental sobre seu desenvolvimento profissional Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol.
17, núm.
1, enero-junio, 2016, pp.
5565 Associação Brasileira de Orientação Profissional São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=203049524007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Revista Brasileira de Orientação Pro ssional jan.-jun.
2016, Vol.
17, No.
1, 55-65 Artigo Percepção dos docentes do ensino fundamental sobre seu desenvolvimento profissional Viviane Ribeiro Viana1 Luciana Mourão Universidade Salgado de Oliveira, Niterói-RJ, Brasil Resumo O desenvolvimento pro ssional de professores vem recebendo maior atenção dos pesquisadores e da sociedade.
Este trabalho objetiva investigar um modelo de predição da motivação da escolha pro ssional, participação em ações de quali cação pro ssional e da satisfação no trabalho sobre o desenvolvimento pro ssional de professores do primeiro segmento do ensino fundamental.
Participaram da pesquisa 266 docentes, que responderam a questionários compostos por escalas com bons indicadores psicométricos.
Os resultados mostram que as ações de quali cação autodidata e a satisfação no trabalho predizem positivamente o desenvolvimento pro ssional.
O estudo contribui para a ampliação do modelo de antecedentes do desenvolvimento pro ssional docente, com foco para as séries iniciais do ensino fundamental.
Recomendações práticas são apresentadas para formuladores de políticas públicas e para ...





Related documents