Interesses profissionais e personalidade: estudo correlacional entre o bbt-br e a bfp Report as inadecuate




Interesses profissionais e personalidade: estudo correlacional entre o bbt-br e a bfp - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Lucy Leal Melo-Silva ; Maria do Céu Taveira ;Revista Brasileira de Orientação Profissional 2016, 17 1

Author: Milena Shimada

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Orientação Profissional E-ISSN: 1984-7270 lucileal@ffclrp.usp.br Associação Brasileira de Orientação Profissional Brasil Shimada, Milena; Melo-Silva, Lucy Leal; do Céu Taveira, Maria Interesses profissionais e personalidade: estudo correlacional entre o BBT-Br e a BFP Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol.
17, núm.
1, enero-junio, 2016, pp.
3142 Associação Brasileira de Orientação Profissional São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=203049524005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Revista Brasileira de Orientação Pro ssional jan.-jun.
2016, Vol.
17, No.
1, 31-42 Artigo Interesses profissionais e personalidade: estudo correlacional entre o BBT-Br e a BFP Milena Shimada1 Lucy Leal Melo-Silva Universidade de São Paulo, Ribeirão-Preto-SP, Brasil Maria do Céu Taveira Universidade do Minho, Braga, Portugal Resumo Considerando que a literatura aponta relações teóricas e empíricas entre os construtos interesses pro ssionais e personalidade, objetivou-se investigar correlações entre o Teste de Fotos de Pro ssões (BBT) e a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP).
Participaram 906 universitários de ambos os sexos, com idade média de 23 anos (DP = 5,18). Correlações signi cativas foram observadas entre: o radical Z, a faceta Interesses por novas ideias e o fator Abertura; o radical V e a faceta Competência do fator Realização; o radical G e a faceta Interesses por novas ideias; o radical O e facetas Comunicação, Dinamismo e o fator Extroversão.
Conclui-se que os resultados corroboram premissas teóricas de alguns radicais do BBT-Br e são condizentes com os achados da literatura cientí ca da área. Palavras-chave: interes...





Related documents