Editorial Report as inadecuate




Editorial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Tomás Moreira ; Harry Alberto Bollmann ;urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 2011, 3 2

Author: Rodrigo Firmino

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



urbe.
Revista Brasileira de Gestão Urbana ISSN: 2175-3369 urbe@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil Firmino, Rodrigo; Moreira, Tomás; Bollmann, Harry Alberto Editorial urbe.
Revista Brasileira de Gestão Urbana, vol.
3, núm.
2, julio-diciembre, 2011, pp.
143-144 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=193121369001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial Com a aproximação da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Brasil, o tema dos grandes eventos (esportivos e não esportivos) ganha crescente repercussão não apenas na esfera política nacional, mas em todas as instâncias da sociedade.
Na academia, observa-se uma crescente produção de textos que procuram avaliar de modo mais abrangente os pontos positivos e negativos desses eventos na gestão das cidades. Nas últimas décadas, o contexto da crise fiscal experimentada pelas administrações municipais brasileiras pós-Constituição Federal de 1988 resultou no acirramento de um processo de competição pela atração do capital privado.
Em escala global, pode-se observar que a atração de grandes parques industriais, bem como a realização de eventos culturais e principalmente os megaeventos esportivos deixaram marcas indeléveis na paisagem e funcionalidade das cidades.
Nas palavras de Gilmar Mascarenhas¹, “os grandes projetos de desenvolvimento urbano, a seu modo, sintetizam as novas formas de fazer e refazer as cidades do capitalismo contemporâneo”. Como resultado, observa-se que os megaeventos vão além de sua função inicial (de sediar eventos “exclusivamente” esportivos ou culturai...





Related documents