Que geometria moderna para as escolas do brasil e de portugal? Report as inadecuate




Que geometria moderna para as escolas do brasil e de portugal? - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Diálogo Educacional 2008, 8 25

Author: Maria Célia Leme da Silva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Diálogo Educacional ISSN: 1518-3483 dialogo.educacional@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil Leme da Silva, Maria Célia QUE GEOMETRIA MODERNA PARA AS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL? Revista Diálogo Educacional, vol.
8, núm.
25, septiembre-diciembre, 2008, pp.
689-699 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=189116827008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto QUE GEOMETRIA MODERNA PARA AS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL? Which modern geometry for Brazilian and Portuguese’s schools? Maria Célia Leme da Silva Doutora em Educação pela PUC-SP - GHEMAT - UNIBAN.
São Paulo, SP - Brasil, email: mcelialeme@gmail.com Resumo O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa maior cujo objetivo é investigar como foi a trajetória do ensino de geometria no Brasil e em Portugal, durante o MMM, e realizar um estudo histórico-comparativo.
São discutidas as primeiras produções didáticas para o ensino de Matemática na abordagem moderna em relação ao ensino de geometria, nas séries finais do ensino secundário. No Brasil, analisamos um livro de Benedito Castrucci e em Portugal, o material elaborado por Sebastião e Silva.
Consideramos que compreender o ensino de geometria durante o MMM no Brasil, tendo a possibilidade de dialogar com uma investigação similar em Portugal, parece-nos muito interessante: as opções e entendimentos brasileiros ganham significados novos ao estabelecermos a comparação com a realidade portuguesa. Palavras-chave: Ensino de geometria; Movimento da Matemática Moderna; História da educação matemática. Rev.
Diálogo Educ., Curitiba, v.
8, n. 25, p. 689-699, set.-de...





Related documents