Cultura acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática Report as inadecuate




Cultura acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Diálogo Educacional 2008, 8 25

Author: Aparecida Rodrigues Silva Duarte

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Diálogo Educacional ISSN: 1518-3483 dialogo.educacional@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil Duarte, Aparecida Rodrigues Silva CULTURA ACADÊMICA E CULTURA ESCOLAR: relações entre matemáticos e professores de matemática Revista Diálogo Educacional, vol.
8, núm.
25, septiembre-diciembre, 2008, pp.
647-662 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=189116827005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto CULTURA ACADÊMICA E CULTURA ESCOLAR: relações entre matemáticos e professores de matemática Academic culture and school culture: the relationship among mathematicians and mathematic teachers Aparecida Rodrigues Silva Duarte Professora da Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS-MG.
Integrante do GHEMAT (Grupo de Pesquisa de História da Matemática) - Pouso Alegre, MG Brasil, e-mail: angel-bb@uol.com.br Resumo Com a pretensão de contribuir para o estudo da dinâmica das relações entre matemáticos e professores de matemática no contexto do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil, este artigo voltase para a discussão entre cultura acadêmica e cultura escolar, categorias que consideramos relevantes para o aprofundamento desse assunto. Buscamos constatar como se processam as práticas do fazer matemático a partir de aportes teóricos propugnados pela História Cultural.
Dessa forma, procuramos retratar as práticas do cotidiano de matemáticos brasileiros e o modo como estas foram apropriadas pelo ensino secundário, a partir de análise de algumas de suas produções científicas e propostas para o ensino da matemática, utilizando como fontes livros didáticos, documentos de arquivos escolare...





Related documents