Alegação para uma epistemologia de segunda ordem na formação de professores Report as inadecuate




Alegação para uma epistemologia de segunda ordem na formação de professores - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Alberto Matías González ;Revista Diálogo Educacional 2016, 16 50

Author: Orlando Fernández Aquino

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Diálogo Educacional ISSN: 1518-3483 dialogo.educacional@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil Fernández Aquino, Orlando; Matías González, Alberto Alegação para uma epistemologia de segunda ordem na formação de professores Revista Diálogo Educacional, vol.
16, núm.
50, octubre-diciembre, 2016, pp.
1053-1076 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=189148893013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto http:--dx.doi.org-10.7213-1981-416X.16.050.AO02 ISSN 1518-3483 Licenciado sob uma Licença Creative Commons [T] Alegação para uma epistemologia de segunda ordem na formação de professores [I] Allegation for na epistemology of second order in teachers’ training [I] Orlando Fernández Aquino, Alberto Matías González* Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, MG, Brasil [R] Resumo No presente ensaio apresenta-se uma discussão sobre alguns dos problemas e fragilidades que, a juízo dos autores, apresenta hoje a área de formação de professores.
O texto foi elaborado a partir de uma pesquisa de terceiro grau; ou seja, por meio da revisão de estudos nacionais e internacionais que por sua vez tinham mapeado a situação da área.
Ao mesmo tempo, o estado atual da área de formação docente julga-se desde uma epistemologia de segunda ordem, para tratar de visualizar quais seriam as limitações dos enfoques filosóficos da ciência moderna que permeiam esse campo, e como supera-los pela via do salto epistemológico.
Chega-se à conclusão que uma das maneiras possíveis de superação das fragilidades identificadas seria avançar para um enfoque pluridisciplinar e interdisciplinar de tratamento dos o...





Related documents