A contribuição da igreja católica na transformação da habitação popular em problema público na frança e no brasil Report as inadecuate




A contribuição da igreja católica na transformação da habitação popular em problema público na frança e no brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Soraya Silveira Simões ; Leticia de Luna Freire ;Cuadernos de Antropología Social 2010, 31

Author: Rafael Soares Gonçalves

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Cuadernos de Antropología Social ISSN: 0327-3776 cuadernosseanso@gmail.com Universidad de Buenos Aires Argentina Soares Gonçalves, Rafael; Silveira Simões, Soraya; Freire, Leticia de Luna A contribuição da Igreja Católica na transformação da habitação popular em problema público na França e no Brasil Cuadernos de Antropología Social, núm.
31, enero-julio, 2010, pp.
97-120 Universidad de Buenos Aires Buenos Aires, Argentina Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180915525005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Cuadernos de Antropología Social Nº 31, pp.
97–120, 2010 © FFyL – UBA – ISSN 0327-3776 A contribuição da Igreja Católica na transformação da habitação popular em problema público na França e no Brasil Rafael Soares Gonçalves * Soraya Silveira Simões ** Leticia de Luna Freire *** RESUMO Diversos estudos sobre as políticas públicas direcionadas às favelas do Rio de Janeiro apontam a existência de uma presença marcante da Igreja Católica na década de 1950.
Para compreender as motivações das ações de militantes católicos nas favelas nesse período, devemos considerar que esse fenômeno não resulta de uma ação concebida por um ou outro personagem isoladamente, mas remete a um processo de redefinição do papel da Igreja em relação aos pobres que teve seu início na Europa ainda no século XIX.
Somente considerando estas ações situadas num contexto social e político mais amplo é que podemos analisar os efeitos das iniciativas dos militantes católicos na busca por soluções para o “problema favela” no Rio de Janeiro nos anos 1950, época marcada pelo início da Guerra Fria e na qual a representação do comunismo como uma “ameaça” prest...





Related documents