Atributos micromorfológicos de solos do projeto jaíba, norte de minas gerais Report as inadecuate




Atributos micromorfológicos de solos do projeto jaíba, norte de minas gerais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

J. C. KER ; M. N. DUARTE ; N. CURI ; L. E. F. FONTES ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2000, 24 1

Author: C. V. OLIVEIRA

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil OLIVEIRA, C.
V.; KER, J.
C.; DUARTE, M.
N.; CURI, N.; FONTES, L.
E.
F. ATRIBUTOS MICROMORFOLÓGICOS DE SOLOS DO PROJETO JAÍBA, NORTE DE MINAS GERAIS Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
24, núm.
1, 2000, pp.
117-128 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218272015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ATRIBUTOS MICROMORFOLÓGICOS DE SOLOS DO PROJETO JAÍBA, NORTE DE MINAS GERAIS 117 ATRIBUTOS MICROMORFOLÓGICOS DE SOLOS DO PROJETO JAÍBA, NORTE DE MINAS GERAIS(1) C.
V.
OLIVEIRA(2), J.
C.
KER(3), M.
N.
DUARTE(4), N.
CURI(5) & L.
E.
F.
FONTES(6) RESUMO Amostras indeformadas de horizontes representativos de solos do Projeto Jaíba, norte de Minas Gerais, e camadas compactadas e não compactadas de solos sob uso intensivo foram coletadas e analisadas micromorfologicamente, com vistas em obter maiores informações relativas ao seu grau de evolução e avaliar as alterações causadas nos solos pelo uso agrícola.
Foram estudados quatro solos derivados de calcário (P1, P2, P3 e P4) e um originado a partir de sedimentos detríticos (P5), além das camadas com e sem indícios de compactação. A micromorfologia revelou que os solos apresentam características bastante distintas e variáveis, dependendo da classe e do material de origem.
O Cambissolo originado de calcário tem como característica marcante o fluxo vertical de sílica e argila, sem, no entanto, caracterizar horizonte B textural, além de maior desenvolvimento de estrutura em blocos.
O Cambissolo originado de sedimentos detríticos apresenta fluxo later...





Related documents