Dessorção de fósforo por silício em solos cultivados com eucalipto Report as inadecuate




Dessorção de fósforo por silício em solos cultivados com eucalipto - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

A. E. FURTINI NETO ; N. CURI ; L. A. FERNANDES ; A. C. OLIVEIRA JR. ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2000, 24 1

Author: R. CARVALHO

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil CARVALHO, R.; FURTINI NETO, A.
E.; CURI, N.; FERNANDES, L.
A.; OLIVEIRA JR., A.
C. DESSORÇÃO DE FÓSFORO POR SILÍCIO EM SOLOS CULTIVADOS COM EUCALIPTO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
24, núm.
1, 2000, pp.
69-74 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218272010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DESSORÇÃO DE FÓSFORO POR SILÍCIO EM SOLOS CULTIVADOS COM EUCALIPTO 69 DESSORÇÃO DE FÓSFORO POR SILÍCIO EM SOLOS CULTIVADOS COM EUCALIPTO(1) R.
CARVALHO(2), A.
E.
FURTINI NETO(3), N.
CURI(3), L.
A.
FERNANDES(4) & A.
C.
OLIVEIRA JR.(5) RESUMO Com o objetivo de avaliar a dessorção de fósforo por silício nas camadas superficiais de um Latossolo Vermelho-Escuro sob cerrado e de um Cambissolo sob campo cerrado, da zona fisiográfica Campos das Vertentes (MG), foram realizados experimentos em casa de vegetação do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (MG), no período de agosto de 1997 a maio de 1998.
Cada solo foi submetido a três incubações seqüenciais: (a) CaCO3 MgCO3, para manter o pH em torno de 6,0; (b) fertilização básica, incluindo o fósforo em dose única, calculada para manter 0,2 mg L-1 de P em solução; (c) seis doses de silício (CaSiO3), definidas com base na dose de fósforo. Plantas de Eucalyptus grandis foram cultivadas por 120 dias em vasos com capacidade para 3 dm3 de solo.
A produção de matéria seca e o teor de P na matéria seca foram avaliados aos 60, 90 e 120 dias do transplantio das mudas para os vasos.
Ajustaram-se superfícies de respost...





Related documents