Estimativa da capacidade de campo de latossolos e neossolos quartzarênicos pela determinação do equivalente de umidade Report as inadecuate




Estimativa da capacidade de campo de latossolos e neossolos quartzarênicos pela determinação do equivalente de umidade - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

G. B. Ferreira ; J. B. M. Pereira ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2003, 27 2

Author: H. A. Ruiz

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Ruiz, H.
A.; Ferreira, G.
B.; Pereira, J.
B.
M. Estimativa da capacidade de campo de Latossolos e Neossolos Quartzarênicos pela determinação do equivalente de umidade Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
27, núm.
2, abril, 2003, pp.
389-393 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218485019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ESTIMATIVA DA CAPACIDADE DE CAMPO DE LATOSSOLOS E NEOSSOLOS. 389 ESTIMATIVA DA CAPACIDADE DE CAMPO DE LATOSSOLOS E NEOSSOLOS QUARTZARÊNICOS PELA DETERMINAÇÃO DO EQUIVALENTE DE UMIDADE(1) H.
A.
RUIZ(2), G.
B.
FERREIRA(3) & J.
B.
M.
PEREIRA(4) RESUMO A quantidade de água retida no solo determinada pelo equivalente de umidade (EU) aproxima-se da umidade na capacidade de campo (CC), em solos de regiões temperadas, com presença predominante de argilas de atividade alta. Nos solos característicos das regiões tropicais e úmidas, esse critério, que fixa o potencial matricial da CC em -33 kPa, deve ser alterado para potenciais maiores, da ordem de -10 a -6 kPa.
O objetivo deste trabalho foi verificar a possibilidade de estimar a CC em Latossolos e Neossolos Quartzarênicos por meio da determinação do EU.
Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico em teses defendidas na Universidade Federal de Viçosa a partir de 1968, considerando adequados os dados que incluíam classificação do solo, teor de argila, EU e CC.
Foram selecionados oitenta Latossolos e oito Neossolos Quartzarênicos.
Os dados analisados resultaram na equação CC = 0,081 0,888 EU (R2 = 0,910), em que CC ...





Related documents