A erosividade das chuvas em fortaleza ce. i - distribuição, probabilidade de ocorrência e período de retorno - 1ª aproximação Report as inadecuate




A erosividade das chuvas em fortaleza ce. i - distribuição, probabilidade de ocorrência e período de retorno - 1ª aproximação - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

J. R. C. Silva ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2003, 27 2

Author: A. S. Dias

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Dias, A.
S.; Silva, J.
R.
C. A erosividade das chuvas em Fortaleza (CE).
I - distribuição, probabilidade de ocorrência e período de retorno - 1ª aproximação Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
27, núm.
2, abril, 2003, pp.
335-345 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218485013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A EROSIVIDADE DAS CHUVAS.
I - DISTRIBUIÇÃO, PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA. 335 A EROSIVIDADE DAS CHUVAS EM FORTALEZA (CE). I - DISTRIBUIÇÃO, PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA E PERÍODO DE RETORNO - 1a APROXIMAÇÃO(1) A.
S.
DIAS(2) & J.
R.
C.
SILVA(3) RESUMO A aplicação da Equação Universal de Perdas de Solo para previsão de perdas por erosão e para planejamento conservacionista requer a avaliação de valores locais de índices de erosividade da chuva.
Visando contribuir para o conhecimento desses índices na zona litorânea do estado do Ceará, os objetivos do presente estudo foram: (a) determinar o fator R e os valores anuais do índice EI30, sua distribuição mensal, probabilidade de ocorrência e períodos de retorno em Fortaleza (CE) no período de 1962 a 1981, e (b) criar um banco de dados que permita, numa análise posterior, avaliar as correlações entre o índice EI30 e as chuvas mensais, com vistas em simplificar o cálculo desse índice e atualizar seus valores durante o período de 1982 a 2000.
A energia cinética total, intensidades uniformes, intensidades máximas em 30 minutos e o índice EI30 em chuvas individuais foram determinados em 7.300 diagramas diários de pl...





Related documents