Variabilidade horizontal da fertilidade do solo de uma unidade de amostragem em sistema plantio direto Report as inadecuate




Variabilidade horizontal da fertilidade do solo de uma unidade de amostragem em sistema plantio direto - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

A. Guarçoni M. ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2003, 27 2

Author: V. H. Alvarez V.

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Alvarez V., V.
H.; Guarçoni M., A. Variabilidade horizontal da fertilidade do solo de uma unidade de amostragem em sistema plantio direto Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
27, núm.
2, abril, 2003, pp.
297-310 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218485010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto VARIABILIDADE HORIZONTAL DA FERTILIDADE DO SOLO DE UMA UNIDADE. 297 VARIABILIDADE HORIZONTAL DA FERTILIDADE DO SOLO DE UMA UNIDADE DE AMOSTRAGEM EM SISTEMA PLANTIO DIRETO(1) V.
H.
ALVAREZ V.(2) & A.
GUARÇONI M.(3) RESUMO A coleta de amostras de solo com trado é mais simples e rápida do que com a pá de corte, sendo esta, freqüentemente, utilizada no sistema plantio direto para amostragem e determinação da fertilidade média do solo.
Com o objetivo de comparar dois sistemas de amostragem localizada do solo (pá de corte ou trado de caneca) quanto à variabilidade horizontal de características químicas, determinar o número de unidades de amostra necessário à formação de uma amostra representativa da unidade de amostragem e demonstrar que a análise da amostra composta apresenta iguais resultados aos obtidos pelas médias aritméticas das análises das amostras simples, realizou-se um estudo em área há 15 anos sob sistema plantio direto.
Os sistemas de amostragem localizada foram: pá de corte (24 amostras simples coletadas perpendicularmente ao sulco de plantio e no espaço compreendido entre os pontos médios entre sulcos) e trado (20 amostras simples coletadas no sulco de plantio (Ts), 20 amostras sim...





Related documents