Alterações químicas do solo e resposta da soja ao calcário e gesso aplicados na implantação do sistema plantio direto Report as inadecuate




Alterações químicas do solo e resposta da soja ao calcário e gesso aplicados na implantação do sistema plantio direto - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

J. Blum ; G. Barth ; F. J. Garbuio ; M. T. Kusman ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2003, 27 2

Author: E. F. Caires

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Caires, E.
F.; Blum, J.; Barth, G.; Garbuio, F.
J.; Kusman, M.
T. Alterações químicas do solo e resposta da soja ao calcário e gesso aplicados na implantação do sistema plantio direto Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
27, núm.
2, abril, 2003, pp.
275-286 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180218485008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ALTERAÇÕES QUÍMICAS DO SOLO E RESPOSTA DA SOJA AO CALCÁRIO E GESSO. 275 ALTERAÇÕES QUÍMICAS DO SOLO E RESPOSTA DA SOJA AO CALCÁRIO E GESSO APLICADOS NA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA PLANTIO DIRETO(1) E.
F.
CAIRES(2), J.
BLUM(3), G.
BARTH(3), F.
J.
GARBUIO(3) & M.
T.
KUSMAN(4) RESUMO Na região sul do Brasil, tem aumentado o interesse pela busca de alternativas para a instalação de culturas, no sistema plantio direto, em áreas novas, sem proporcionar revolvimento do solo.
Com o objetivo de avaliar as alterações químicas do solo e a resposta da soja ao calcário e gesso aplicados no sistema plantio direto, foi realizado um experimento em um Latossolo Vermelho distrófico textura argilosa, em Ponta Grossa (PR), no período de 1998 a 2001.
Os tratamentos, dispostos em blocos completos ao acaso em parcelas subdivididas, com três repetições, constaram da aplicação de calcário dolomítico (sem calcário e 4,5 t ha-1 de calcário na superfície, em dose total e 1-3 da dose por ano durante três anos, e incorporado), nas parcelas, e doses de gesso (0, 3, 6 e 9 t ha-1), nas subparcelas.
A correção da acidez pela calagem na superfície ou incorporada foi mais ...





Related documents