Perdas de solo, água e nitrogênio por erosão hídrica em diferentes sistemas de manejo Report as inadecuate




Perdas de solo, água e nitrogênio por erosão hídrica em diferentes sistemas de manejo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ildegardis Bertol ; Paulo Cezar Cassol ; André Júlio do Amaral ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2005, 29 2

Author: Jean Cláudio Guadagnin

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Guadagnin, Jean Cláudio; Bertol, Ildegardis; Cassol, Paulo Cezar; Amaral, André Júlio do PERDAS DE SOLO, ÁGUA E NITROGÊNIO POR EROSÃO HÍDRICA EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
29, núm.
2, 2005, pp.
277-286 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214036013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PERDAS DE SOLO, ÁGUA E NITROGÊNIO POR EROSÃO HÍDRICA EM DIFERENTES. 277 SEÇÃO VI - MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA PERDAS DE SOLO, ÁGUA E NITROGÊNIO POR EROSÃO HÍDRICA EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO(1) Jean Cláudio Guadagnin(2), Ildegardis Bertol(3), Paulo Cezar Cassol(3) & André Júlio do Amaral(4) RESUMO As perdas de nutrientes são influenciadas pelo sistema de manejo do solo. Em geral, as concentrações de nutrientes na enxurrada são maiores nos sistemas conservacionistas de manejo de solo, enquanto as perdas totais de nutrientes são maiores nos sistemas convencionais.
Determinaram-se, sob condições de chuva natural, as perdas de NH4 e NO3 na água e de N mineral no sedimento da enxurrada, nos seguintes sistemas de manejo do solo: semeadura direta com seis anos de cultivo (SD6), semeadura direta com nove anos de cultivo (SD9), uma escarificação uma gradagem com nove anos de cultivo (E G9), uma aração duas gradagens com nove anos de cultivo (A 2G9) e uma aração duas gradagens sem cultivo por nove anos (SSC9), cultivados no sentido paralelo ao declive, com duas repetições.
O experimento foi desenvolvido sobre um Cambissolo Húmico alum...





Related documents