Caracterização da matéria orgânica do solo em fragmentos de mata atlântica e em plantios abandonados de eucalipto Report as inadecuate




Caracterização da matéria orgânica do solo em fragmentos de mata atlântica e em plantios abandonados de eucalipto - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Luciano Pasqualoto Canellas ; Marcelo Trindade Nascimento ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2007, 31 5

Author: Cristiana do Couto Miranda

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Couto Miranda, Cristiana do; Pasqualoto Canellas, Luciano; Trindade Nascimento, Marcelo CARACTERIZAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA E EM PLANTIOS ABANDONADOS DE EUCALIPTO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
31, núm.
5, 2007, pp.
905-916 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214062008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto CARACTERIZAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA. 905 CARACTERIZAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA E EM PLANTIOS ABANDONADOS DE EUCALIPTO(1) Cristiana do Couto Miranda (2), Luciano Pasqualoto Canellas(3) & Marcelo Trindade Nascimento(4) RESUMO A compreensão da dinâmica da matéria orgânica (MO) nos ecossistemas de Mata Atlântica é necessária para o manejo eficiente e conservação de vegetações nativas.
A natureza química das substâncias húmicas (SHs) reflete os processos de gênese e uso do solo e pode ser usada como indicador da qualidade da MO.
O objetivo deste estudo foi usar a qualidade da MO como sinalizador do ambiente edáfico em áreas de mata nativa, sobre Gleissolo Háplico Tb distrófico, argissólico e Cambissolo Háplico Tb distrófico, e em plantios abandonados de eucalipto de diferentes idades, sobre Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico latossólico, localizados na Reserva Biológica União, RJ.
Para isso, foram avaliadas as distribuições da MO humificada e os ácidos húmicos do solo por meio de métodos químicos e espectroscópicos, em duas profundidades do ...





Related documents