Efeito da natureza do eletrólito e da força iônica na energia livre da reação de adsorção de níquel em solos Report as inadecuate




Efeito da natureza do eletrólito e da força iônica na energia livre da reação de adsorção de níquel em solos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

José Carlos Casagrande ; Luis Reynaldo Ferracciú Alleoni ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2007, 31 5

Author: Cindy Silva Moreira Iglesias

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Silva Moreira Iglesias, Cindy; Casagrande, José Carlos; Ferracciú Alleoni, Luis Reynaldo EFEITO DA NATUREZA DO ELETRÓLITO E DA FORÇA IÔNICA NA ENERGIA LIVRE DA REAÇÃO DE ADSORÇÃO DE NÍQUEL EM SOLOS Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
31, núm.
5, 2007, pp.
897-903 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214062007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EFEITO DA NATUREZA DO ELETRÓLITO E DA FORÇA IÔNICA NA ENERGIA LIVRE DA REAÇÃO. 897 EFEITO DA NATUREZA DO ELETRÓLITO E DA FORÇA IÔNICA NA ENERGIA LIVRE DA REAÇÃO DE ADSORÇÃO DE NÍQUEL EM SOLOS(1) Cindy Silva Moreira Iglesias(2), José Carlos Casagrande(3) & Luis Reynaldo Ferracciú Alleoni(4) RESUMO A adsorção é o principal processo responsável pelo acúmulo de metais pesados na superfície dos colóides do solo.
O conhecimento detalhado desse fenômeno pode fornecer subsídios para o aprimoramento das práticas de remediação de ΔG0) de adsorção de Ni em amostras solos contaminados.
Avaliou-se a energia livre (Δ superficiais (0,0–0,2 m) e subsuperficiais (na maior expressão do horizonte B) de um Latossolo Vermelho acriférrico típico textura argilosa (LVwf) e de um Nitossolo Vermelho eutroférrico textura muito argilosa (NVef), utilizando-se soluções de NaCl e CaCl2 em três forças iônicas (1,0, 0,1 e 0,01 mol L-1).
As amostras de solo receberam 2, 5, 10, 20, 30, 40, 50 e 70 mg dm-3 de Ni, na proporção solo:solução de 1:10.
A adsorção de Ni pelos solos foi espontânea, visto que a ΔG0 apresentou valores negativos em to...





Related documents