Coesão e resistência ao cisalhamento relacionadas a atributos físicos e químicos de um latossolo amarelo de tabuleiro costeiro Report as inadecuate




Coesão e resistência ao cisalhamento relacionadas a atributos físicos e químicos de um latossolo amarelo de tabuleiro costeiro - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Fabíola Gomes de Carvalho ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2007, 31 5

Author: Apolino José Nogueira da Silva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Nogueira da Silva, Apolino José; Gomes de Carvalho, Fabíola COESÃO E RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO RELACIONADAS A ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DE UM LATOSSOLO AMARELO DE TABULEIRO COSTEIRO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
31, núm.
5, 2007, pp.
853-862 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214062003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto COESÃO E RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO RELACIONADAS A ATRIBUTOS FÍSICOS. 853 COESÃO E RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO RELACIONADAS A ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DE UM LATOSSOLO AMARELO DE TABULEIRO COSTEIRO(1) Apolino José Nogueira da Silva (2) & Fabíola Gomes de Carvalho(3) RESUMO Os solos coesos de tabuleiros costeiros têm como característica peculiar horizontes minerais subsuperficiais, que apresentam consistência friável quando úmidos, porém, quando secos, têm consistência dura, muito dura ou extremamente dura.
Este trabalho teve o objetivo de estudar o comportamento mecânico de horizontes coesos e não-coesos de um Latossolo Amarelo de tabuleiro costeiro por meio de características de cisalhamento relacionadas com propriedades físicas, químicas e teor de água do solo.
Os resultados mostraram que a coesão do solo e a resistência ao cisalhamento aumentaram expressivamente com a redução do teor de água no horizonte coeso.
Este horizonte apresentou os maiores valores de densidade do solo, microporosidade e óxidos de Fe, Si e Al, resultando em maiores valores de coesão do solo e resistência ao cisalhamento, em relação aos horizontes não-coeso...





Related documents