Características químicas do lixiviado na fase de enraizamento de estacas de cacau em substratos adubados com fósforo Report as inadecuate




Características químicas do lixiviado na fase de enraizamento de estacas de cacau em substratos adubados com fósforo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Quirino Augusto de Camargo Carmello ; José Cláudio Faria ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2008, 32 4

Author: José Olimpio de Souza Júnior

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Souza Júnior, José Olimpio de; Camargo Carmello, Quirino Augusto de; Faria, José Cláudio Características químicas do lixiviado na fase de enraizamento de estacas de cacau em substratos adubados com fósforo Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
32, núm.
4, agosto, 2008, pp.
1573-1581 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214233020 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DO LIXIVIADO NA FASE DE ENRAIZAMENTO DE ESTACAS. 1573 CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DO LIXIVIADO NA FASE DE ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE CACAU EM SUBSTRATOS ADUBADOS COM FÓSFORO(1) José Olimpio de Souza Júnior (2), Quirino Augusto de Camargo Carmello(3) & José Cláudio Faria(4) RESUMO Para a produção de mudas em substratos, é intenso o uso de fertilizante e de irrigação, o que pode gerar perdas elevadas de nutrientes.
O P é muito utilizado na preparação de substratos, mas estudos modelando suas perdas ainda são escassos. Este trabalho objetivou avaliar atributos químicos do lixiviado na fase de enraizamento de estacas de cacaueiro cultivadas sob irrigação intermitente em diferentes substratos e doses de P.
O delineamento experimental foi em blocos casualizados com três repetições, em esquema fatorial 5 x 5: cinco substratos (misturas, em volume, de 20, 35, 50, 65 e 80 % de fibra de coco – FC, complementadas com Plantmax) e cinco doses de superfosfato triplo – SFT (P2O5 = 0; 0,23; 0,46; 0,92; e 1,84 g dm-3).
A parcela foi formada por dois tubetes (288 cm3), com uma estaca herbácea de cacau por...





Related documents