Diagnose nutricional de cafeeiros da região do alto jequitinhonha mg: normas dris e faixas críticas de nutrientes Report as inadecuate




Diagnose nutricional de cafeeiros da região do alto jequitinhonha mg: normas dris e faixas críticas de nutrientes - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Enilson de Barros Silva ; Paulo Tácito Gontijo Guimarães ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2009, 33 4

Author: Múcio Mágno de Melo Farnezi

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Melo Farnezi, Múcio Mágno de; Barros Silva, Enilson de; Tácito Gontijo Guimarães, Paulo DIAGNOSE NUTRICIONAL DE CAFEEIROS DA REGIÃO DO ALTO JEQUITINHONHA (MG): NORMAS DRIS E FAIXAS CRÍTICAS DE NUTRIENTES Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
33, núm.
4, 2009, pp.
969-978 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180214069021 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DIAGNOSE NUTRICIONAL DE CAFEEIROS DA REGIÃO DO ALTO JEQUITINHONHA. 969 DIAGNOSE NUTRICIONAL DE CAFEEIROS DA REGIÃO DO ALTO JEQUITINHONHA (MG): NORMAS DRIS E FAIXAS CRÍTICAS DE NUTRIENTES(1) Múcio Mágno de Melo Farnezi(2), Enilson de Barros Silva(3) & Paulo Tácito Gontijo Guimarães(4) RESUMO As normas do Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) ainda não foram estabelecidas para a cultura do café do Alto Jequitinhonha, MG, o que impede que o DRIS seja aplicado nos cafeeiros da região.
A diagnose foliar, mediante o uso do DRIS e de faixas críticas de referência, destaca-se entre as ferramentas potenciais que permitem usar eficientemente os fertilizantes.
Desse modo, este trabalho objetiva estabelecer as normas DRIS, bem como estimar os valores das faixas críticas dos nutrientes de referência para a diagnose nutricional de cafeeiros da região do Alto Jequitinhonha, por meio do DRIS.
Determinaram-se os teores foliares de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn e Zn em 52 lavouras cafeeiras, em duas safras (2005 e 2006).
Foram selecionadas, para estabelecer as normas DRIS, 23 lavouras em cada safra com produtividade maior e igual a 30 s...





Related documents