Atributos químicos do solo influenciados por sucessivas aplicações de dejetos suínos em áreas agrícolas de santa catarina Report as inadecuate




Atributos químicos do solo influenciados por sucessivas aplicações de dejetos suínos em áreas agrícolas de santa catarina - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Cristiano Nunes Nesi ; Zemiro Massotti ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2010, 34 4

Author: Eloi Erhard Scherer

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Erhard Scherer, Eloi; Nunes Nesi, Cristiano; Massotti, Zemiro ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO INFLUENCIADOS POR SUCESSIVAS APLICAÇÕES DE DEJETOS SUÍNOS EM ÁREAS AGRÍCOLAS DE SANTA CATARINA Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
34, núm.
4, julio-agosto, 2010, pp.
1375-1384 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180215875034 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO INFLUENCIADOS POR SUCESSIVAS APLICAÇÕES. 1375 SEÇÃO VIII - FERTILIZANTES E CORRETIVOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO INFLUENCIADOS POR SUCESSIVAS APLICAÇÕES DE DEJETOS SUÍNOS EM ÁREAS AGRÍCOLAS DE SANTA CATARINA(1) Eloi Erhard Scherer (2), Cristiano Nunes Nesi(3) & Zemiro Massotti (4) RESUMO Os dejetos de suínos constituem uma boa fonte de nutrientes, porém, quando inadequadamente usados, podem constituir-se em fator negativo de impacto ambiental.
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do uso prolongado de dejetos de suínos como fertilizante sobre os atributos químicos do solo, em áreas com culturas anuais sob plantio direto.
Amostras de solo foram coletadas em propriedades rurais da região oeste de Santa Catarina com tradição no uso de dejetos de suínos como fertilizante.
Foram selecionadas áreas de três tipos de solo: Latossolo, Cambissolo e Neossolo, que haviam recebido dejetos de suínos por um período de aproximadamente 15 anos e por mais de 20 anos.
Foram também coletadas amostras de solo adubado com fertilizante mineral e sob mata nativa em áreas adjacentes, para comparação.
A amostragem do so...





Related documents