Avaliação de cloretos não tamponados como extratores de alumínio associado à matéria orgânica em solos da planície costeira do estado de são paulo Report as inadecuate




Avaliação de cloretos não tamponados como extratores de alumínio associado à matéria orgânica em solos da planície costeira do estado de são paulo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Pablo Vidal-Torrado ; Xosé Luis Otero Pérez ; Vanda Moreira Martins ; Felipe Macías Vázquez ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2011, 35 5

Author: Maurício Rizzato Coelho

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Rizzato Coelho, Maurício; Vidal-Torrado, Pablo; Otero Pérez, Xosé Luis; Moreira Martins, Vanda; Macías Vázquez, Felipe AVALIAÇÃO DE CLORETOS NÃO TAMPONADOS COMO EXTRATORES DE ALUMÍNIO ASSOCIADO À MATÉRIA ORGÂNICA EM SOLOS DA PLANÍCIE COSTEIRA DO ESTADO DE SÃO PAULO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
35, núm.
5, 2011, pp.
1619-1632 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180221126016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto AVALIAÇÃO DE CLORETOS NÃO TAMPONADOS COMO EXTRATORES DE ALUMÍNIO. 1619 AVALIAÇÃO DE CLORETOS NÃO TAMPONADOS COMO EXTRATORES DE ALUMÍNIO ASSOCIADO À MATÉRIA ORGÂNICA EM SOLOS DA PLANÍCIE COSTEIRA DO ESTADO DE SÃO PAULO(1) Maurício Rizzato Coelho(2), Pablo Vidal-Torrado(3), Xosé Luis Otero Pérez(4), Vanda Moreira Martins(5) & Felipe Macías Vázquez (4) RESUMO Pirofosfato de sódio é o extrator mais utilizado para a determinação do Al complexado à matéria orgânica do solo (MOS).
Devido à sua falta de seletividade para algumas amostras de solos, extratores não tamponados de Cl têm sido recomendados em substituição ao pirofosfato.
Com o objetivo de avaliar a eficácia dos cloretos não tamponados de Cu (CuCl2), lantânio (LaCl3) e potássio (KCl) como extratores de Al unido à MOS, analisaram-se amostras de 31 perfis de solos representativos das áreas sob vegetação de restinga do litoral paulista.
Os resultados foram comparados àqueles obtidos com pirofosfato de sódio.
O CuCl2, mais forte que o LaCl3 e KCl e menos eficaz que o pirofosfato, extraiu parte d...





Related documents