Métodos de obtenção da capacidade de suporte de carga de um argissolo cultivado Report as inadecuate




Métodos de obtenção da capacidade de suporte de carga de um argissolo cultivado - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

José Miguel Reichert ; Marcelo Ivan Mentges ; Davi Alexandre Vieira ; Eduardo Saldanha Vogelman ; Vanderleia Trevisan da Rosa ; Dalvan José Reinert ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2011, 35 5

Author: David Peres da Rosa

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Peres da Rosa, David; Reichert, José Miguel; Mentges, Marcelo Ivan; Vieira, Davi Alexandre; Saldanha Vogelman, Eduardo; Trevisan da Rosa, Vanderleia; Reinert, Dalvan José MÉTODOS DE OBTENÇÃO DA CAPACIDADE DE SUPORTE DE CARGA DE UM ARGISSOLO CULTIVADO Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
35, núm.
5, 2011, pp.
1561-1568 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180221126010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto MÉTODOS DE OBTENÇÃO DA CAPACIDADE DE SUPORTE DE CARGA DE UM ARGISSOLO. 1561 MÉTODOS DE OBTENÇÃO DA CAPACIDADE DE SUPORTE DE CARGA DE UM ARGISSOLO CULTIVADO (1) David Peres da Rosa(2), José Miguel Reichert (3), Marcelo Ivan Mentges(4), Davi Alexandre Vieira(5), Eduardo Saldanha Vogelman(4), Vanderleia Trevisan da Rosa(6) & Dalvan José Reinert (3) RESUMO O controle da capacidade de suporte à carga do solo pode minimizar os efeitos danosos da compactação.
O objetivo deste estudo foi avaliar o uso de métodos de determinação da tensão de pré-consolidação num Argissolo Vermelho-Amarelo cultivado e submetido a diferentes condições.
Os tratamentos empregados foram: semeadura direta (testemunha), semeadura direta com intensidade de tráfego de 24,79 Mg km ha-1 e 49,59 Mg km ha-1, cultivo mínimo há cinco meses e cultivo mínimo em solo compactado pelo tráfego de uma pá-carregadora (260 kPa de pressão ao solo e 24,67 Mg km ha-1).
Os métodos usados para estimação da capacidade de suporte foram: (1) interseção da reta de compressão virgem (RCV) com o eixo x na deformação zero; (2) inter...





Related documents