Efeito da qualidade da água de irrigação sobre os atributos físicos de um neossolo flúvico do município de quixeré, ce - brasil Report as inadecuate




Efeito da qualidade da água de irrigação sobre os atributos físicos de um neossolo flúvico do município de quixeré, ce - brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Edison Fernandes da Silva ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2012, 36 6

Author: Raimundo Nonato de Assis Júnior

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil de Assis Júnior, Raimundo Nonato; Fernandes da Silva, Edison EFEITO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO SOBRE OS ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM NEOSSOLO FLÚVICO DO MUNICÍPIO DE QUIXERÉ, CE - BRASIL Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
36, núm.
6, 2012, pp.
1778-1786 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180225136019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 1778 Raimundo Nonato de Assis Júnior & Edison Fernandes da Silva Comissão 2.4 - Química do solo EFEITO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO SOBRE OS ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM NEOSSOLO FLÚVICO DO MUNICÍPIO DE QUIXERÉ, CE - BRASIL(1) Raimundo Nonato de Assis Júnior(2) & Edison Fernandes da Silva(3) RESUMO A qualidade da água usada na irrigação é um fator decisivo para a produtividade dos cultivos e para a qualidade do solo no semiárido brasileiro. Foram avaliados os efeitos das concentrações salinas da água de duas fontes distintas (rio e poço raso) sobre os atributos físicos: argila dispersa em água, grau de floculação, densidade e porosidade do solo, estabilidade e diâmetro médio ponderado de agregados estáveis em água de um Neossolo Flúvico Ta eutrófico, cultivado com a bananeira Musa sp.
cv.
Pacovan, durante os anos 2000-2001.
A densidade do solo, a argila dispersa em água e o grau de floculação mostraram-se sensíveis aos incrementos de sais no solo irrigado com água da fonte poço.
Os movimentos de contração e expansão do solo estudado, muito provavelmente, influenciaram as variações observadas na macroporosidade e estabilidade...





Related documents