Crescimento do milho em solo sob atividade de chibui bari oligochaeta: glossoscolecidae Report as inadecuate




Crescimento do milho em solo sob atividade de chibui bari oligochaeta: glossoscolecidae - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Jorge Ferreira Kusdra ; Sergio da Silva Fiuza ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2012, 36 2

Author: Denise Temporim Furtado Fiuza

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Temporim Furtado Fiuza, Denise; Ferreira Kusdra, Jorge; da Silva Fiuza, Sergio Crescimento do milho em solo sob atividade de Chibui bari (Oligochaeta: Glossoscolecidae) Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
36, núm.
2, marzo-abril, 2012, pp.
359-366 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180222641005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Crescimento do Milho em Solo Sob Atividade de Chibui bari (Oligochaeta:. 359 Crescimento do Milho em Solo Sob Atividade de Chibui bari (Oligochaeta: Glossoscolecidae)(1) Denise Temporim Furtado Fiuza(2), Jorge Ferreira Kusdra(3) & Sergio da Silva Fiuza(4) RESUMO Chibui bari (Righi & Guerra, 1985) é um minhocuçu geófago, com tamanho até 60 cm, que tem como habitat vários solos no Acre.
A atividade dessa espécie resulta na produção de grande quantidade de coprólitos ricos em nutrientes.
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o crescimento do milho em solo com presença da minhoca Chibui bari.
O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Universidade Federal do Acre, no município de Rio Branco, Acre, em 2009.
O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis tratamentos (0, 1, 2, 3, 4 e 5 animais-tubo).
O milho da variedade Bandeirante foi semeado em tubos de PVC com capacidade de 15,7 L, contendo solo de textura média.
As variáveis avaliadas foram o diâmetro do colmo, as massas da matéria seca da parte aérea, da raiz e total das plantas, o teor de nutrientes no solo e a atividade microbiana. A presença de C.
bari resultou em maiores diâme...





Related documents