Alterações físicas de um cambissolo cultivado com bananeira irrigada na chapada do apodi, ceará Report as inadecuate




Alterações físicas de um cambissolo cultivado com bananeira irrigada na chapada do apodi, ceará - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Thiago Leite de Alencar ; Raimundo Nonato de Assis Júnior ;Revista Brasileira de Ciência do Solo 2015, 39 4

Author: Jaedson Cláudio Anunciato Mota

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Ciência do Solo ISSN: 0100-0683 revista@sbcs.org.br Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Brasil Anunciato Mota, Jaedson Cláudio; Leite de Alencar, Thiago; de Assis Júnior, Raimundo Nonato ALTERAÇÕES FÍSICAS DE UM CAMBISSOLO CULTIVADO COM BANANEIRA IRRIGADA NA CHAPADA DO APODI, CEARÁ Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.
39, núm.
4, 2015, pp.
1015-1024 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Viçosa, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180241055009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Comissão 2.2 - Física do solo Alterações Físicas de um Cambissolo Cultivado com Bananeira Irrigada na Chapada do Apodi, Ceará Jaedson Cláudio Anunciato Mota(1)*, Thiago Leite de Alencar(2) e Raimundo Nonato de Assis Júnior(1) (1) Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências do Solo, Fortaleza, Ceará, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências do Solo, Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas, Fortaleza, Ceará, Brasil. * Autor correspondente. E-mail: jaedson.mota@ufc.br (2) RESUMO Os atributos do solo tornam-se indicadores de qualidade na medida em que passam a ser utilizados para monitorar mudanças do solo no decorrer do tempo.
Considerando a hipótese de que os solos da Chapada do Apodi sofreram alterações em sua qualidade física pelo uso, e que os sistemas de manejo conduzem a um novo estado de equilíbrio de seus atributos, esta pesquisa objetivou aferir o grau dessas alterações para certificar se o uso está levando ou não o solo a um processo de degradação física.
Um Cambissolo sob cultivo com bananeira e sob mata nativa secundária foi avaliado desde a superfície até 0,3 m...





Related documents