Gravidez na adolescência: um estudo exploratório sobre o início da experiência da gravidez Report as inadecuate




Gravidez na adolescência: um estudo exploratório sobre o início da experiência da gravidez - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

InterfaceComunicação, Saúde, Educação 2001, 5 9

Author: Raquel G. Ribeiro Foresti

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN: 1414-3283 intface@fmb.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Ribeiro Foresti, Raquel G. Gravidez na adolescência: um estudo exploratório sobre o início da experiência da gravidez Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol.
5, núm.
9, agosto, 2001, p.
170 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180114091017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto TESES Gravidez na adolescência: um estudo exploratório sobre o início da experiência da gravidez Teenage pregnancy: an exploratory study of the beginning of the pregnancy experience Na sociedade atual as mudanças têm ocorrido em ritmo acelerado.
As sociedades urbanas, em geral, tornaram-se cada vez mais complexas, exigindo maior qualificação escolar e profissional dos jovens para inserção no mercado de trabalho e, conseqüentemente, na vida adulta.
Desta forma, a gravidez na adolescência, que vem aumentando no Brasil e no mundo, é motivo de preocupação por representar um paradoxo dentro das exigências da sociedade atual. O objetivo deste trabalho foi observar o início da experiência de gravidez na vida emocional da adolescente, considerando a influência do seu contexto familiar e social nessa experiência.
Recortou-se o momento inicial da gravidez para ser possível observar a forma como a adolescente se reorganiza emocionalmente diante do impacto do diagnóstico, pois este fenômeno vai traduzir o lugar e a função que a gravidez tem para ela dentro de sua família. O grupo investigado foi constituído por 16 adolescentes grávidas com idade variando entre 14 e 19 anos.
O t...





Related documents