Treze meninas e suas histórias... um estudo sobre mães adolescentes Report as inadecuate




Treze meninas e suas histórias... um estudo sobre mães adolescentes - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

InterfaceComunicação, Saúde, Educação 2001, 5 9

Author: Margareth Aparecida Santini de Almeida

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN: 1414-3283 intface@fmb.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Santini de Almeida, Margareth Aparecida Treze meninas e suas histórias.
(Um estudo sobre mães adolescentes) Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol.
5, núm.
9, agosto, 2001, p.
169 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180114091016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Treze meninas e suas histórias. um estudo sobre mães adolescentes Thirteen girls and their stories.
a study of teenage mothers O trabalho teve por objetivo analisar as condições e circunstâncias da gravidez em um grupo de adolescentes, buscando desfazer algumas teses equivocadas sobre a gravidez adolescente.
Especificamente, objetivou-se analisar as significações da maternidade para as adolescentes investigadas e em que medida esta faz parte de um projeto de vida.
Igualmente, buscou-se compreender, em suas trajetórias de vida, como se manifestam as construções sociais de gênero, e se as mudanças vivenciadas nessas trajetórias, em relação à organização familiar, o estado conjugal, a escola e o trabalho, ocorrem em conseqüência da gravidez.
A pesquisa empírica compreendeu duas etapas.
A primeira, baseada em dados quantitativos, levantados por intermédio de 150 gestantes adolescentes inscritas em prénatal de dez Unidades Básicas de Saúde do município de Botucatu, permitiu delinear o quadro geral da gravidez adolescente nessa população.
A segunda etapa, mediante dados qualitativos, permitiu uma análise, em profundidade, da trajetória de treze mães adolescentes. Embora a bib...





Related documents