Psicanálise: contribuições à prática em educação Report as inadecuate




Psicanálise: contribuições à prática em educação - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

InterfaceComunicação, Saúde, Educação 2001, 5 9

Author: Lilia Schraiber

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN: 1414-3283 intface@fmb.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Schraiber, Lilia Psicanálise: contribuições à prática em Educação Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol.
5, núm.
9, agosto, 2001, pp.
159-168 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=180114091015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psicanálise: contribuições à prática em Educação Psychoanalysis: contributions to educational practice PALAVRAS-CHAVE: Psicanálise; Educação; terapia psicanalítica. KEY WORDS: Pshychoanalysis; Education; pshychoanalitic terapy. PALABRAS CLAVE: Psicoanalisis; Educación; terapia psicoanalitica. A paulista Renata Udler Cromberg formou-se em Psicanálise pelo curso do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, em 1984.
Lá trabalhou como professora por oito anos.
Mas foi sua formação em uma escola secundária de vanguarda, o Vocacional, que a ajudou a formar uma atitude de pesquisa e de visão política a partir dos onze anos de idade. Cursou Psicologia e Filosofia e chegou à Psicanálise, como ofício de escolha, pela descoberta da Ética de Spinoza (para ela, em termos do movimento do pensamento através de sua história, o prelúdio, no século XVII, da psicanálise do século XX). Em 89, ajudou a criar a revista Percurso, publicação que traz para o campo da escrita as discussões da psicanálise e se apresenta como uma proposta de interlocução, elaboração e compartilhamento dos problemas que movimentam a prática cotidiana nessa área. Entrevista realizada pelas professoras Lilia Schraiber (Faculdad...





Related documents