O envio dos carmelitas à américa portuguesa em 1580: a carta de frei joão cayado como diretriz de atuação Report as inadecuate




O envio dos carmelitas à américa portuguesa em 1580: a carta de frei joão cayado como diretriz de atuação - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Tempo 2014, 20

Author: André Cabral Honor

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Cabral Honor, André O envio dos carmelitas à América portuguesa em 1580: a carta de Frei João Cayado como diretriz de atuação Tempo, vol.
20, 2014, pp.
1-19 Universidade Federal Fluminense Niterói, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=167031535020 Tempo, ISSN (Versão impressa): 1413-7704 secretaria.tempo@historia.uff.br Universidade Federal Fluminense Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.1590-TEM-1980-542X-2014203620 Revista Tempo | 2014 v20 | Artigo O envio dos carmelitas à América portuguesa em 1580: a carta de Frei João Cayado como diretriz de atuação André Cabral Honor[1] Resumo Iniciando com a narrativa das expedições de conquista do Rio Paraíba, o presente artigo tenta compreender o papel que foi designado aos quatro frades carmelitas que embarcaram na armada de Frutuoso Barbosa em 1580.
Esses religiosos carregavam uma carta escrita por Frei João Cayado, provincial da Província Carmelita Portuguesa, a qual estabelecia as primeiras diretrizes de atuação dos missionários carmelitas calçados em terras portuguesas, além de delegar os poderes necessários aos frades para a consolidação da Ordem de Nossa Senhora do Carmo na América.
Baseando-se nessas indicações, os frades metamorfosearam a maneira como atuavam, adaptando-se às demandas locais por meio do aproveitamento das oportunidades que surgiam.
Apesar dessas adequações, o objetivo principal da atuação desses religiosos no Brasil não se modificou: atender às demandas espirituais de indígenas e população ordinária.
A mesma diretriz que moveu os carmelitas para a América também foi a responsável pela decadência da Ordem e sua quase extinção no Brasil no século XIX...





Related documents